quinta-feira, 22 de maio de 2014

CORES

Hoje vou falar sobre a Psicologia das cores para o MARKETING

Você sabia que 84,7% dos consumidos acham que a cor é muito  mais importante qualquer outro fator na escolha do produto?

1% Decide pelo Cheiro e Som
6% Decidem pela Textura
93% Decidem pela visão


Com isso vamos tentar entender o porque

"As cores desempenham um papel importante na nossa preparação visual, uma vez que influencia nossas reações sobre o mundo que nos rodeia"

Explicação das cores PRIMÁRIAS:

VERMELHO:
É a mais quente e mais dinâmica cor: Ativa, Apaixona e Emociona;
Estimula a energia e pode aumentar a pressão sanguínea, a respiração, as batidas do coração e o pulso;
Iniciativa ações e confiança. Aumenta a paixão e a intensidade. Fornece um sentido de proteção do medo e ansiedade.

AMARELO:
O mais brilhante e mais energizante entre as cores quentes: É Feliz, Acolhedor e Estimulante;
Torna as pessoas mais falantes;
Estimula o otimismo e a esperança. Também ajuda na concentrar a atenção e estimula o intelecto.

AZUL:
Representa calma, confiança e segurança
Aumenta a criatividade, contemplação e Espiritualidade


Explicação das cores SECUNDÁRIAS:

LARANJA:
É uma cor Equilibrada, Vibrante e Cheia de Energia. Também é Amigável e Convidativa;
Reflete calor, excitação e entusiasmo. É muito ativo, alegre e sociável;
É menos excitante que o verdemlho, mas agradávelmente estimulante.

VERDE:
É uma cor Equilibrada e Rejuvenescedora. Representa Estabilidade e Possibilidade;
Associada à Saúde e à Tranquilidade;
Representa o crescimento, vitalidade, abundância e natureza. Símbolo da fertilidade, tem efeito calmante e alivia o stress.

ROXO:
Representa a Nobreza, Riqueza, Sucesso e Sabedoria;
É muito calmante e muitas vezes está relacionado à intuição e à espiritualidade;
Estimula a área do cérebro resolução de problemas e de criatividade.


COMO AS CORES INFLUENCIAM PESSOAS E AS GRANDE EMPRESAS

"As cores possuem diversos efeitos sobre os consumidores: algumas estimulam áreas do cérebro as quais podem promover excitação ou tranquilidade. 
Sabendo disso, grandes marcas são facilmente capazes de influenciar seu público alvo simplesmente combinando as cores certas."


Explicação das cores - visão MARKETING


VERMELHO:
- Usados em restaurantes, estimula o apetite
- Cria um senso de urgências
- Frequentemente usado em liquidação
- Usado para atrair compradores impulsivos 

AMARELO:
- Usado para prender a atenção nas vitrines das lojas
- Mostra clareza
- Boa cor para detalhes importantes ou Call to Actions
- Lembra parada/cuidado (cautela)

AZUL:
- Frequentemente utilizado em negócios corporativos porque é produtivo e não invasivo
- Cria um senso de segurança e promove confiança na marca
- Diminui o apetite e estimula a produtividade 
- Associado com água e paz

LARANJA:
- Usado para chamar atanção
- Bom para criar Call to Actions como: Compre Agora! Acesso Imediato!
- Encontrada como snedo a perfeita para compradores impulsivos
- Representa a marca amigável, alegre e confiante

VERDE:
- Associado a saúde, tranquilidade, natureza, dinheiro e marcas ricas
- Usado nas lojas para relaxar os clientes
- Frequentemente usado para promover a questão ambiental

ROXO:
- Associado a realeza, sabedoria e respeito
- Frequentemente utilizado em produtos de beleza ou anti-idade
- Representa uma marca, serviço ou produto criativo, inteligente e imaginativo


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